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RITMOS DA FAVELA

O 'Ritmos da Favela' é uma iniciativa pioneira que transformará o Bairro da Liberdade, reconhecido como o maior Quilombo Urbano da America Latina, em um vibrante centro de empreendedorismo musical. Este evento de 3 dias, embora sediado no Bairro da Liberdade, é um convite a todas as favelas de São Luís para participarem ativamente. Nossa metodologia é composta por módulos estruturados que incluem: painéis sobre políticas públicas e mercado criativo, workshops de mídia digital e indústria musical, oficinas sobre planejamento de carreira, vendas de shows, turnês, e networking, além de palestras, showcases e apresentações ao vivo ao longo de três dias.

22, 23 e 24 de novembro de 2024

C.E. Prof. Luiz Alves Ferreira

OBJETIVO

Estimular a economia criativa nas favelas de São Luís através do fortalecimento e profissionalização do ecossistema de negócios da música local, capacitando artistas e empreendedores e promovendo a cultura musical autóctone em um contexto de music business sustentável e inovador.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Capacitação Profissional: Qualificar artistas e empreendedores musicais das favelas em competências essenciais para o Music Business. Quantos: Qualificar 100 artistas e empreendedores musicais.

  • Painéis de Discussão: Informar e debater sobre políticas públicas, mercado criativo e outros temas relevantes ao cenário musical. Quantos: 3 painéis.

  • Workshops e Oficinas: Capacitar os participantes em diversas áreas do Music Business. Quantos: 8 workshops/oficinas.

  • Palestras: Oferecer insights e inspiração por meio de experiências de profissionais renomados. Quantas: 2 palestras.

  • Showcases e Palco Aberto: Proporcionar oportunidades para músicos locais se apresentarem ao vivo e serem descobertos. Quantos: 9 sessões de Palco Aberto.

  • Mentoria com Expertise: Garantir a transferência de conhecimento e orientação estratégica individualizada na elaboração de projetos musicais. Quantas: Realizar 10 sessões de mentoria com profissionais de projetos musicais.

  • Incubação de Projetos Inovadores: Apoiar no desenvolvimento e lançamento de novos empreendimentos no campo da música. Quantos: Apoiar o desenvolvimento e lançamento de 10 novos empreendimentos.

Estratégia de Divulgação

O Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Cultural Vale, Vale e CUFA, apresenta o projeto "Ritmos da Favela: Incubadora do Music Business", via Programa Rouanet nas Favela, com produção do Instituto Empreendedor Sustentável (IES). O evento acontecerá de 25 a 27 de setembro de 2024, non C. E. Prof. Luiz Alves Ferrerira, no bairro da Liberdade, em São Luís/MA. Este projeto inovador visa transformar o cenário musical das favelas, capacitando artistas e empreendedores locais e promovendo a cultura musical autóctone em um contexto de negócios sustentáveis e inovadores.

 

Objetivos da Estratégia de Marketing

  1. Aumentar a visibilidade do projeto e atrair público para os eventos.

  2. Promover o impacto positivo do projeto na economia e cultura local.

  3. Engajar a comunidade e stakeholders através de múltiplos canais de comunicação.

 

Assessoria de Imprensa

  1. Press Release:

    • Conteúdo: Detalhes do evento, objetivos do projeto, parceiros envolvidos, e depoimentos de organizadores e participantes.

    • Distribuição: Enviar para blogs locais e nacionais, canais de TV, rádios, e portais de notícias.

    • Follow-up: Realizar contato telefônico e via e-mail para garantir a publicação e cobertura do evento.

  2. Entrevistas e Reportagens:

    • TV e Rádio: Agendar entrevistas com os organizadores e participantes do projeto em programas de TV e rádio.

    • Blogs e Portais: Oferecer material exclusivo e entrevistas para blogs e portais de notícias.

 

Redes Sociais

  1. Plataformas:

    • Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube.

  2. Conteúdo:

    • Teasers e Contagem Regressiva: Publicações diárias com contagem regressiva para o evento.

    • Depoimentos e Histórias: Vídeos curtos com depoimentos de artistas e empreendedores envolvidos.

    • Lives e Stories: Transmissões ao vivo dos bastidores e durante o evento.

    • Posts Informativos: Detalhes sobre a programação, horários, e locais do evento.

  3. Engajamento:

    • Hashtags: Criar hashtags oficiais como #RitmosDaFavela, #MusicBusinessFavela, #CulturaNasFavelas.

    • Interação: Responder comentários, compartilhar posts de participantes e parceiros, e incentivar o uso das hashtags.

  4. Publicidade Paga:

    • Anúncios Segmentados: Investir em anúncios pagos no Facebook e Instagram, segmentados para o público-alvo (jovens, artistas, empreendedores, moradores de São Luís e região).

 

Parcerias e Colaborações

  1. Instituições e ONGs:

    • Colaborar com instituições e ONGs locais para promover o evento e envolver a comunidade.

 

Monitoramento e Avaliação

  1. Métricas:

    • Cobertura de Imprensa: Número de matérias publicadas, entrevistas realizadas.

    • Redes Sociais: Alcance, engajamento, número de seguidores, uso das hashtags.

    • Participação no Evento: Número de participantes, feedback dos participantes.

  2. Relatórios:

    • Produzir relatórios semanais e pós-evento para avaliar o sucesso da estratégia e identificar áreas de melhoria.

 

Com esta estratégia integrada de marketing e publicidade, esperamos não apenas promover o evento "Ritmos da Favela: Incubadora do Music Business", mas também criar um impacto duradouro na comunidade musical das favelas de São Luís. Vamos juntos transformar o cenário musical local e fomentar a cultura e o empreendedorismo!

CONTRAPARTIDAS

IMAGEM

Inserção da logomarca Patrocinador e/ou Governo Federal

  • Logomarca em Materiais Promocionais:

    • Inclusão da logomarca da empresa em todos os materiais promocionais do evento, como Banners e Material Apoio, Crachás entre outros.

  • Visibilidade em Redes Sociais:

    • Publicações destacando a parceria nas redes sociais do projeto (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn).

    • Menções e agradecimentos em posts e stories.

  • Agradecimentos Públicos:

    • Agradecimentos públicos durante o evento, em discursos e apresentações.

MÍDIA

Citação da marca
 

  • Veiculação de VT:

    • Exibição de vídeos institucionais das empresas apoiadoras durante o evento.

  • Cobertura de Imprensa:

    • Menção das empresas apoiadoras em releases enviados à imprensa.

    • Inclusão da logomarca em materiais de divulgação distribuídos para blogs,  e rádios.

  • Presença em Transmissões on line:

    • Logomarca exibida durante transmissões onn line do evento nas plataformas digitais.

AMBIENTAL

Ecofriendly

  • Banners e Lonas:

    • Destinação de banners e lonas utilizadas no evento para ONGs de reciclagem, promovendo a sustentabilidade.

  • Materiais Recicláveis e Ecofriendly:

    • Utilização de materiais recicláveis e ecofriendly em toda a comunicação visual e materiais do evento, com destaque para as empresas apoiadoras que promovem práticas sustentáveis.

SOCIAL

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  • Inscrições Gratuitas:

    • Disponibilização de 100 inscrições gratuitas para membros da comunidade local, promovendo a inclusão social.

  • Acesso Online:

    • Transmissão ao vivo do evento, permitindo que pessoas que não possam comparecer presencialmente tenham acesso ao conteúdo.

NEGOCIAL

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  • Espaço para Merchandising:

    • Espaço físico reservado para merchandising das empresas apoiadoras durante o evento.

  • Espaço para Fala:

    • Oportunidade para representantes das empresas realizarem discursos ou apresentações durante o evento.

PROGRAMAÇÃO

22 de novembro (sexta-feira)

07:30  -  08:30 - Credenciamento

08:30  -  09:00 - Abertura

09:00  -  10:00 - Painel 01 - Mercado Criativo

10:00  -  12:00 - Painel 02 - Políticas Públicas para o Mercado da Música Maranhense

12:00  -  14:00 - Almoço

14:00  -  15:00 - Painel 03 - "Upaon Mundo: um panorama sobre o music business, empreendedorismo cultural e exportação da música maranhense para além das fronteiras da Ilha de Upaon Açu" - Amanda Bertrant

15:00  -  16:00 - Worshop: Do Tambor ao Beat - Mr. Adnon.

16:00  -  18:00 - Workshop: Introdução na indústria musical - Bono Costa

18:00  -  18:45 - Passagem de Som

19:00  -  21:00 - ENTRETENIMENTO

23 de novembro (sábado)

08:00  -  09:00 - Recepção

09:00  -  12:00 - Oficina: Planejamento de carreira musical - Bono Costa

12:00  -  14:00 - Almoço

14:00  -  16:30 - Oficina: Material para vendas de shows e elaboração de projetos - Bono Costa

16:30  -  17:00 - Intervalo Snack Box

17:00  -  18:30 - Workshop: Networking e parcerias na indústria musical  - Bono Costa

18:00  -  18:45 - Passagem de Som

19:00  -  21:00 - ENTRETENIMENTO

24 de novembro (domingo)

08:00  -  09:00 - Recepção

09:00  -  12:00 - Oficina: Venda de shows e Festivais - Bono Costa

12:00  -  14:00 - Almoço

14:00  -  16:30 - Oficina: Turnês e circulação do estadual ao internacional - Bono Costa

16:30  -  17:00 - Intervalo Snack Box

17:00  -  18:00 - Palestra: Turismo musical na produção de eventos e criação de cena local - Bono Costa

18:00  -  18:45 - Passagem de Som

19:00  -  21:00 - ENTRETENIMENTO

Palestrantes Confirmados

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